segunda-feira, 7 de abril de 2008

Ação



Quantos concorrentes existem em sua vida? Quantas coisas concorrem para que você pare aquilo que está fazendo? As dúvidas paralisam você? O caos? Os riscos? O medo?Se parar para pensar (e neste caso, sugiro que não pare), você notará que há milhares de razões para que as preocupações acabem com o seu dia e paralisem sua capacidade de agir. E são todas, certamente, preocupações reais.
Desde preocupar-se com o dinheiro, ou a falta dele, até os problemas de insegurança, riscos para a saúde, insetos transmissores de doenças, alagamentos causados pela chuva, trânsito, aquecimento global, política... e mais alguns milhares de itens.
Mas, se você começar a elencar todos os problemas reais e potenciais da vida, pode concluir que seria melhor ter ficado na barriga da mamãe, achando que o mundo é muito complicado.
Por outro lado, a hipótese de recusar-se a nascer não funciona, porque você já nasceu. Você já superou entre 20 a 800 milhões de adversários quando apenas o espermatozóide que transportava seu DNA - uma parte dele- fecundou o óvulo que acabou por trazer você ao mundo. Note o que eu disse: você já superou entre 20 a 800 milhões de adversários. E você fez isso em poucos minutos, antes mesmo de nascer.
Portanto, você já nasceu vencendo!Se você tivesse parado para pensar, apenas por um milionésimo de segundo, alguma outra pessoa estaria no seu lugar lendo este texto. Sei que é um exemplo batido, mas parece que muita gente se esquece disso. Para vencer aquele primeiro obstáculo, você agiu imediatamente, correndo contra o tempo, lado a lado com 20 a 800 milhões de concorrentes.
Este número, e a improbabilidade aparente existente nele, sempre me assombram. A parte curiosa é a seguinte: você jamais terá tantos concorrentes de novo, em toda a sua vida! Nunca. Pense bem: quantos concorrentes há para sua empresa? Para o seu cargo? Para a pessoa que você ama? Para a sua vaga naquele cargo? Para qualquer coisa?Vejo pessoas desesperadas porque têm dois concorrentes "ferozes". Eu disse dois.
E o que a maioria das pessoas normalmente faz quando ficam preocupadas com os concorrentes? Elas param. Congelados pelo medo, nosso destino tem direção certa: o desperdício das nossas vitórias anteriores.
A chave é sempre agir.
Agir com direção. Agir com empenho. Agir com vontade de vencer. É isso o que separou você dos milhões de concorrentes que já foram vencidos antes. É isso que vai separar você de qualquer concorrente, agora ou no futuro. Seus concorrentes, concorrentes da sua empresa, do seu casamento, do seu trabalho ou do que quer que seja.
Há pessoas que afirmam que, se você agir poderá superar qualquer obstáculo. Não é assim que funciona o mundo. Há obstáculos insuperáveis. Mas são raros, comparados aos que enfrentamos todos os dias. A maioria dos obstáculos se tornam insuperáveis porque desistimos e vence-los. Nós é que lhes damos a força - uma força que eles não têm. E, quando passamos minutos, horas e dias preocupados, acabamos como estivéssemos em uma cadeira de balanço, indo de um lado para o outro, mas sem sair do lugar. É por isso que a frase desta semana é: preocupar-se é como ir de um lado para outro em uma cadeira de balanço; parece que você está fazendo algo, mas isso não vai levar você a lugar algum.Você vai continuar a preocupar-se e ficar preso ao mesmo lugar ou vai fazer exatamente a mesma coisa que trouxe você para este mundo com grande sucesso? Agir.
Se você agir, não há garantia de que as coisas mudem. Mas, para que as coisas mudem, você tem que agir.
Agir é seu próximo passo. Não perca nem mais um minuto. Aja agora. Imediatamente. Já.

Texto: Aldo Novak, autor do livro O Segredo Para Realizar Seus Sonhos, da editora Ediouro (http://www.OSegredoParaSeusSonhos.com.br/ )

Nenhum comentário: