sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PASSAGEIROS E TRIPULANTES


Durante minha vida como executivo enfrentei milhares de reuniões de todo tipo.
No começo da carreira, jovem e inexperiente, eu admirava a habilidade com que aqueles altos executivos tomavam decisões. Que beleza! Será que um dia eu seria como eles?

E a cada convocação para uma reunião eu ficava orgulhoso. Pô, eu fazia
parte do esquema!
Com o tempo fui reparando que a maioria das reuniões era confusa, sem um
objetivo claro. Uma perda de tempo. E um dia virei chefe e passei a
ter a responsabilidade por convocar e conduzir reuniões. Foi então que
refinei minha capacidade de reparar no espírito de participação das
pessoas, em quem falava mais, quem estava bem humorado, quem atuava
ativamente. A atitude de cada um era o que me interessava. Aprecio gente
que opina, que defende seus pontos de vista, ao contrário daqueles que
entram mudos e saem calados, ou os que enfadonhamente estampam no
rosto o suplício de ter que participar de uma reunião. Com o tempo aprendi
a não convocar os que apenas contemplavam, os negativos, os
enfadados, que ficavam felizes por serem excluídos daquelas "roubadas".
Mas o que a princípio pareceu-lhes um alívio - ser poupados
daquelas "reuniões chatas" - logo tornou-se motivo de preocupação. Não
participando, os contempladores ficaram de fora das tomadas de
decisão. Deixaram de fazer parte do grupo que definia os caminhos. Alguns
nem perceberam, mas dali a deixar de fazer parte da equipe era
questão de tempo.
Passei então a utilizar um mote com minha turma:
- Em minha equipe não quero vagão. Quero locomotiva. Gente que tem que ser
puxada não me interessa. Se eu tiver que repreender alguém, que
seja por algo que fez e não pelo que deixou de fazer.
No começo as pessoas pareciam não entender. Eu acenava para elas com uma
coisa chamada "liberdade", à qual elas não estavam acostumadas. Os
mais velhos tinham medo. Os mais novos tinham dúvidas. Alguns não
perceberam que aquela "liberdade" era irmã siamesa da "responsabilidade" e
botaram os pés pelas mãos. Outros souberam aproveitar a oportunidade e
alçaram vôo, para minha satisfação.
E aos poucos a equipe foi depurada até ter uma maioria capaz de entender
seu papel como agente ativo e compreender o impacto e influência de
suas atitudes no grupo. Foi então que as reuniões ficaram rápidas e
objetivas. Não raro, desnecessárias.

Moral da história: navegamos pela vida como que num cruzeiro a bordo de um
navio enorme e divertido. Dentro dele existem milhares de
passageiros e centenas de tripulantes. Os passageiros tomam sol,
divertem-se, descansam e contemplam. Acordam tarde, vão para a piscina,
fazem compras no shopping, dançam nos bailes e jantam com o comandante.
Passageiros exigem bom tratamento, reclamam da bebida quente, da
comida demorada e da toalha que não está sequinha.
É muito bom ser passageiro!

Mas quem define para onde, como e quando o navio vai, são os tripulantes.

Texto de Luciano Pires,
Gravura de Theodoro de Bry, 1.592, "Dança dos Tupinambás".

Nenhum comentário: