segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

A Unidade do Ser


São em número de 6 os principais Livros Sagrados a que temos acesso para nosso crescimento pessoal: o Bhagavad-Gita, o Antigo Testamento, o Tri-Pitakas, o Novo Testamento, o Alcorão, e o Kitáb-i-Aqdas.
O Kitáb-i-Aqdas é o mais recente livro sagrado da humanidade, revelado em árabe em meados do século passado. Ficou acessível ao Ocidente no ano de 1993 através da tradução para o inglês, a partir da qual rapidamente procedeu-se à tradução para inumeráveis outros idiomas, inclusive para a língua portuguesa.

Foi escrito por Bahá’u’lláh, que também foi o iniciador da Fé Bahá’í , religião mundial independente, com suas próprias leis e escrituras sagradas, surgida na antiga Pérsia, atual Irã em 1844, que não possui dogmas, rituais, clero ou sacerdócio. Tem como um de seus objetivos principais promover a criação de uma sociedade planetária sem distinção de raça, cor, credo, nacionalidade ou filiação política.
Os ensinamentos de Bahá'u'lláh se voltam à unidade do gênero humano. Para a consecução desta meta, ele delineou os princípios básicos, que levados à prática, dariam início a um novo estágio na história humana: a livre pesquisa da verdade, sem influência ou preconceito, isto é, a verdade é uma só e é indivisível. Alertava a humanidade para ver Deus "com seus próprios olhos" e não pelos de outrem. Assim formulara o princípio de que a revelação divina é contínua e progressiva. Ou seja: existe Um Deus, Uma Verdade, Uma Humanidade. Estamos diante de uma grande escola que seria a humanidade. Os professores desta escola chamaram-se Abraão, Krishna, Moisés, Zoroastro, Cristo, Buda, Maomé, o Báb e agora Bahá’u’lláh. Todos ensinaram o amor ao próximo, o amor a Deus, e trouxeram leis e ensinamentos adequados à época em que vieram.
Os Bahá'ís são aqueles que seguem os ensinamentos de Bahá'u'lláh, e que se dedicam à causa da paz mundial e à fraternidade humana. A Fé Bahá'í ensina que da mesma forma que só existe um Deus, assim também existe somente uma Religião. Todos os grandes Profetas têm ensinado esta mesma e única Religião. Não há salvação exclusiva para os hindus, judeus, zoroastrianos, budistas, muçulmanos, cristãos ou Bahá'ís. Todas as religiões, puras e sagradas, são a eterna Religião de Deus que persistirá para sempre. Existe apenas uma Religião Divina para todas as idades. Ela é eterna, viva, crescente e progressiva.
A Comunidade Bahá’is, com aproximadamente 6 milhões de adeptos, é a segunda religião mais difundida no mundo, superada apenas pelo Cristianismo, conforme afirma a Enciclopédia Britânica. Os Bahá’ís residem em 178 países do mundo, em praticamente todos os territórios e ilhas do globo.
Estabeleceu-se no Brasil desde fevereiro de 1921, e hoje os bahá’ís formam um contingente de aproximadamente 47.000 pessoas, das mais diversas classes sociais, culturais e econômicas, residentes em aproximadamente 1.215 cidades e municípios brasileiros, em todas as regiões.
Em 1992, durante a realização da Conferência Mundial para Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco 92, a Comunidade Bahá’í dirigiu a palavra a todos os Chefes de Estado e Governo na Conferência Oficial, e ofereceu à cidade do Rio de Janeiro e a todos os que promoveram a Conferência Mundial, um monumento em forma de ampulheta, dedicado à Paz Mundial, estabelecido no Aterro do Flamengo. Na cintura do monumento foram colocada porções de terra de 85 países, exemplificando a conhecida frase de Bahá’u’lláh de que "a terra é um só país, e os seres humanos seus cidadãos".

"Sê generoso na prosperidade e grato no infortúnio.
Sê digno da confiança de teu próximo e dirige-lhe um olhar afetuoso e acolhedor.
Sê um tesouro para o pobre, advertência ao rico, resposta ao clamor do necessitado, guarda fiel da santidade de tua promessa.
Sê reto no teu julgamento e discreto nas tuas palavras. Com ninguém sejas injusto e a todos mostrai brandura.
Sê como lâmpada para os que caminham nas trevas, alegria para o triste, água para o sedento, refúgio ao abatido, sustentáculo e defesa da vítima da opressão.
Integridade e retidão sejam a divisa de todos os teus atos.
Sê lar para o forasteiro, bálsamo para o sofredor, fortaleza para o perseguido.
Sê olhos para os cegos e farol para os pés dos desencaminhados.
Sê face da verdade, sê adorno; coroa, na fronte da fidelidade; coluna no templo da retidão; sopro de vida, no corpo da humanidade; emblema dos que buscam a justiça; estrela sobre o horizonte da virtude; orvalho no solo do coração; arca no oceano do conhecimento; sol no céu da generosidade; jóia no diadema da sabedoria; luz radiante no firmamento de tua geração; fruto na árvore da humanidade."

Bahá’u’lláh
(1817-1892)

Nenhum comentário: