quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

É um Presente Envelhecer

Eu decidi que a velhice é um presente.

Eu sou agora, provavelmente e pela primeira vez em minha vida, a pessoa que eu sempre quis ser. Oh, não meu corpo! Às vezes, eu me aborreço com meu corpo... as rugas, os olhos empapados, e o abdômen caído. Sou surpreendido por aquela pessoa velha que surge em meu espelho, mas eu não ligo e logo parto para outra...

Eu nunca trocaria meus amigos incríveis, minha vida maravilhosa, minha família por menos cabelos grisalhos ou uma barriga mais chata. Quando envelheci, eu me tornei mais amável e menos crítico comigo mesmo. Eu me tornei meu próprio amigo.

Eu não me culpo por comer aquele biscoito extra, ou por não arrumar minha cama, ou por comprar aquela bobagem que eu não vou usar nunca, mas me sinto um vanguardista em meu meio. Eu considero o máximo estar à vontade, ser extravagante.

Eu vi muitos queridos amigos deixarem este mundo muito cedo, antes de eles entenderem a grande liberdade que vem com o envelhecer.

Quem pode me repreender se eu escolher ler ou jogar no computador até as 4 da manhã ou dormir até o meio-dia?

Sozinho, eu posso dançar as melodias maravilhosas dos anos 60 e70, e posso também lamentar um amor perdido, se quero...

Posso ir à praia e nadar de terno, ficar todo encharcado, e mergulhar nas ondas com o abandono que eu decidir, apesar dos olhares contestadores... Eles, também, envelhecerão.

Eu sei que, às vezes, eu me esqueço. Mas, novamente, há coisas na vida que é bom esquecer. E, às vezes, eu me lembro das coisas importantes.

Seguramente, durante anos meu coração esteve magoado. Como um coração pode não chorar quando perde um ser amado, ou quando vê uma criança sofrer, ou até mesmo quando alguém amado sofre um acidente? Mas, as mágoas do coração nos dão força e nos ensinam a compaixão. Um coração que nunca sofreu é rude e estéril, e nunca saberá a alegria de não ser magoado.

Eu sou abençoado por ter vivido tempo bastante para ter cabelos grisalhos e ter meu sorriso jovem, marcando profundamente a minha face. Tantos nunca sorriram e tantos morreram ntes de seus cabelos se tornarem prata.

Quando você envelhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com que as outras pessoas pensam. Eu não me questiono mais. Eu ganhei, até mesmo, o direito de estar errado.

Assim, respondo sua pergunta, eu gosto de ser velho. Tornou-me livre. Eu gosto da pessoa em que eu me tornei. Eu não vou viver para sempre, mas enquanto eu aqui estiver eu não desperdiçarei meu tempo, lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupando sobre o que será. E, eu comerei sobremesa todos os dias, se assim quiser!

Desconheço a autoria do texto.

Nenhum comentário: