sexta-feira, 20 de março de 2009

Equinócio de Outono


Nesta sexta-feira, 20 de março, às 08:32hs de Brasília, começou mais um Equinócio de Outono e o ingresso do Sol no signo de Áries, iniciando o no novo Ano Astrológico, que é orientado pelo movimento das estações e o ciclo zodiacal.
O equinócio de outono assinala o começo da estação no Brasil. O outono chegou, as flores começam a secar, a temperatura começa a ficar mais amena e as chuvas de verão são gradualmente substituídas por nevoeiros e geadas. É a preparação para a próxima etapa, o inverno.
Nos equinócios – o da Primavera ocorre em setembro - o dia e a noite têm exatamente a mesma duração, com 12 horas para cada um. Já os solstícios de Inverno (julho) e Verão (dezembro) indicam, respectivamente, as jornadas de maior ou menor duração do dia em relação à noite.
Os dias de equinócio são pontos de equilíbrio, onde dia e noite se igualam. No entanto, enquanto o equinócio de primavera é um período de equilíbrio para preparar-se para a ação, o equinócio de outono é um período de equilíbrio para preparar-se para o repouso, que vem no inverno.
No caso do Equinócio do Outono, ambas as palavras originam-se do latim: Equinócio [aequus=igual; nox=noite] e Outono [autumnus=crescer]. Os primeiros relatos de festejos dos equinócios remontam aos celtas, estendendo-se às wicca, aos astrólogos. Outono, do latim tempus autumnus, refere-se aos dias da estação com a coloração do pôr do Sol, o ocaso.
O conhecimento deste e de outros períodos do ano é mais antigo do que se supõe. Os primitivos povos britânicos, por exemplo, construíam as “quatro pedras da estação”, o Stonehenge, na planície de Salisbury, no sul da Inglaterra. Os cientistas acreditam que o monumento, construído por volta de 2100 a.C., era uma espécie de observatório astronômico. Como eles, diversos povos aprimoraram técnicas para saber o momento adequado de plantio e colheita.
Os xamãs referem-se ao equinócio do outono como o dia de aniversário do Planeta Terra, e em seus rituais sugerem uma reflexão sobre a vida e o que queremos para o futuro, deixando os pesos do passado definitivamente para trás.
A astrologia concorda, é o período de interiorização, de fazer silêncio para poder contemplar o que nos habita e executar a depuração profunda do ser, na busca da singularidade, autenticidade e identidade pessoal. Despojamo-nos de tudo o que não serve e que não corresponde ao momento atual. Joga-se fora tudo o que não é usado.É um momento favorável para balanço profundo da vida, em busca daquilo que nos corresponde, aprendendo com os erros, curando feridas, amadurecendo e evoluindo no conhecimento de si. É um período em que se ganha maturidade, conhecimento e consistência.Este movimento de encontro consigo mesmo, no outono, é totalmente coerente com a natureza do signo de Áries na Astrologia. Para nós, aqui no hemisfério sul, o signo de Áries vai além da sua condição primaveril do impulso, da criancice, para tomar outro rumo: o do encontro com a individualidade e a identidade pessoal. Áries, para o Sul, é uma vibração que ressalta a maturidade, a consciência de si, a liderança competente e ciente do que se quer.
Celebre o equinócio de outono. Se gosta de rituais, prepare uma mesa com muitas folhas e sementes secas, e grãos de milho. Feche os olhos, ouça uma música calma, e lembre-se que este é um momento de se preparar para o período de introspecção e avaliar a colheita pessoal, decidindo o que será consumido e o que será guardado como sementes para serem plantadas no ciclo seguinte. É reconhecer o que foi aprendido e determinar o modo como usaremos esse aprendizado. O equilíbrio dessa data, diante da iminência da chegada dos dias mais frios, remete à responsabilidade que temos em relação à nossa colheita pessoal e o que vamos fazer com ela.
Quem vive em centros urbanos, a melhor forma de celebrar este ritual é doando o que não se usa mais, especialmente roupas, para pessoas carentes, ou fazendo tarefas que normalmente se considera um sacrifício, conscientes de que o sacrifício imprime autodisciplina.

Nenhum comentário: