sexta-feira, 6 de março de 2009

Semana Internacional da Mulher


Nesta semana destinada à mulher, a melhor maneira de homenageá-la é por sua obra, nunca por sua beleza efêmera, que se esvai com o tempo como tudo que é material.


Mas seus feitos permanecem, mesmo daquela anônima que vive para sua família cobrando de si a perfeição, cuida dos filhos, exerce trabalho externo e arruma tempo de se enfeitar para seu homem.

A mulher, com o seu jeitinho e a sua delicadeza, soube galgar e conquistar o seu degrau na escada da vida, que inclui o seu lado profissional, o seu lado familiar e o seu lado pessoal. Sabe que dispõe de muitas armas a seu favor, e mesmo mostrando fragilidade pode ser forte e decidida, e, dessa forma, subtrair de sua sensibilidade a força de que precisa. Quando descobre sua força, dedica-se incansavelmente a diversos setores, como as artes, ciências, política, religião.

Reverenciando a mulher brasileira destacamos Cecília Meireles, nascida no Rio de Janeiro a 07 de novembro de 1907, estudiosa de línguas, história, filosofia e cultura oriental. Abraçou a profissão de professora primária e entregou-se ao magistério com amor. Enfrentando problemas financeiros, exerceu diversas profissões na área de educação e comunicação. Seu maior legado foi a literatura, deixando dezenas de livros publicados para nosso deleite.

É de Cecília Meireles o poema a seguir, publicado em 1939 no livro "Viagem", que retrata a passagem inexorável do tempo. Esse livro foi o primeiro reconhecido da autora, e premiado pela Academia Brasileira de Letras. Eminentemente lírica, Cecília Meireles é, até hoje, uma das mais altas vozes da poesia brasileira – a mais espiritualizada delas. Sua poesia serve de antídoto à brutalidade dos tempos atuais.

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,

Assim calmo, assim triste, assim magro,

Nem estes olhos tão vazios,

Nem o lábio amargo.


Eu não tinha estas mãos sem força,

Tão paradas e frias e mortas;

Eu não tinha este coração

Que nem se mostra.


Eu não dei por esta mudança,

Tão simples, tão certa , tão fácil:

-- Em que espelho ficou perdida

a minha face?

Nenhum comentário: