quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Feng Shui e as cores



Como Consultora de Feng Shui tenho notado que a pricipal dúvida das pessoas é sobre cores. Vou postar aqui uma breve explicação sobre as principais cores.


Amarelo

É a cor de maior visibilidade ao olho humano, é a cor do sol. À noite quando outras cores se misturam e se confundem, ainda podemos perceber bem o amarelo. É a cor da felicidade, da sabedoria e da imaginação. Uma forte tendência para essa cor revela pessoas que estão sempre em busca de novidade e auto-satisfação. Também é uma cor muita usada por pessoas perspicazes e brilhantes, com uma boa cabeça para os negócios e um forte senso de humor. Deve ser usada em ambientes escuros ou para destacar paredes. Associa-se o amarelo a pessoas intelectuais.
Efeitos da cor: tem ação estimulante, ativa a mente e o intelecto, traz luz para um ambiente escuro, anima, alegra e aquece. O dourado, uma vertente do amarelo, está em geral ligado a ganhos materiais e transmite uma sensação de abundância.
Deve ser evitada sua predominância em: áreas de banho, cômodos de descanso e meditação, clubes noturnos e luzes que incidem sobre o rosto, tornando-o amarelado e doente.

Vermelho

Aumenta o calor da pele, a temperatura do corpo e a pressão sanguínea, acelera o coração, aumenta o ritmo respiratório, favorece a liberação de hormônios e traz o sangue dos órgãos para a pele e músculos. Estimula atividade sexual. Atrai a atenção masculina e é excitante. O vermelho afirma a vida, nos traz de dentro de nós mesmos e faz notar o mundo. É a primeira cor notada no nosso campo de visão.
Efeitos da cor: estimula a sexualidade, aquece como o fogo, é excitante favorecendo os impulsos e a ação, estimula a sociabilidade e a paixão, anima o ambiente, atrai a atenção para um ponto da casa ou parede. Por ser uma cor de ação muito forte deve ser usada em pequena quantidade e com critério, pois pode deixar a pessoa agitada e provocar ansiedade ou estresse.
Deve ser evitada sua predominância em: locais de trabalho introspectivo ou intelectual, quartos de dormir e salas de espera (salas de espera podem se tornar tensas e balcões de atendimento a reclamações de clientes podem se tornar mais agressivos do que já são).

Laranja

Associa os benefícios psicológicos e físicos do amarelo e do vermelho. É a cor da juventude, da força, do destemor, da curiosidade e do desassossego, sendo que estimula as cores frias e sua cor complementar é o azul.
Efeitos da cor: produz integração das pessoas com o ambiente, estimula a conversação, diminui a sensação de solidão, aumenta a confiança entre as pessoas, gerando um sentimento de proximidade e igualdade.
Deverá ser evitada sua predominância em: Locais de descanso ou de concentração, locais onde deve haver respeito a uma liderança.

Azul

Reduz a pressão sanguínea, a pulsação, a temperatura do corpo e a tensão muscular. Traz o sangue da pele e músculos para os órgãos e acalma o ritmo respiratório. É a cor do céu e a cor do mar. Estes sempre estimularam o homem a desvendar seus mistérios, portanto é a cor do mistério e da espiritualidade. É uma cor que se pode mergulhar em paz, sentir-se tranqüilo, suave e terno.
Efeitos da cor: favorece a introspecção, confere o mistério, refresca e esfria o ambiente, induz à espiritualidade e à contemplação, produz relaxamento e gera um clima noturno quando usado em tons mais escuros.
Deverá ser evitada sua predominância em: ambientes que precisam de alegria e agitação, em lugares frios, em áreas de jantar e em áreas de passagem de forma geral.

Verde

É a cor da maior parte da vegetação. Onde há verde, há vida e sustentação para a vida humana. Associa-se ao crescimento, está ligada também a juventude e a esperança do futuro. Associa-se ainda a cura, sendo a cor da esmeralda, pedra ligada a medicina. É a cor da harmonia e do equilíbrio. Simboliza a renovação e a paz, sendo geralmente apreciada pelas pessoas gentis e sinceras.
Efeitos da cor: promove ligação com a natureza, gera paz no ambiente, rejuvenesce, promove a calma e o descanso, equilibra Yin e Yang (embora seja uma cor fria, é uma mistura de azul e amarelo). Pode ser usada praticamente em todos ambientes.

Branco

É a combinação de todas as cores e reflete luz e cor.
Efeitos da cor: traz a sensação de limpeza e frescor para o ambiente, acentua qualidades de outras cores quando combinado a estas, reflete luz, clareando o ambiente.
Deverá ser evitada sua predominância em: climas frios, salas de espera, quartos de criança, locais de encontro entre pessoas que não se conhecem e funerárias. Num ambiente com predominância de branco há sensação de ausência de estímulos. Seu poder de refletir luz pode forçar a vista das pessoas, causando irritação e impaciência.

Preto

Absorve todas as cores e a luz, sem refleti-las para o ambiente. O preto nada revela e pouco faz para iluminar, exigindo concentração de nossos olhos. Ele oculta e vela formas, sendo, portanto a cor do mistério.
Efeitos da cor: emite calor, expressa força, gera mistério e oculta formas.
Deverá ser evitada sua predominância em: locais onde há crianças, locais voltados para higiene ou cura, quando clareza e comunicação direta são necessárias. O excesso de preto pode causar depressão e tristeza, além de sugar as energias de pessoas e objetos que estão à sua volta.

Violeta, Púrpura ou Roxa

Combina matizes de azul e vermelho. Evoca concentração e espiritualidade, combina a paixão e a energia do vermelho ao relaxamento, calma e espiritualidade do azul.
Efeitos da cor: Favorece o processo de autoconhecimento e evolução interior, eleva a auto estima, indica poder (cor usada pelo império romano, pela realeza medieval e pelo clero por ser rara e de difícil combinação, distinguindo suas vestimentas dos trajes do povo).
Deve ser evitada sua predominância em: ambiente onde é importante a igualdade como: escritórios abertos, alojamentos militares e camarins de artistas compartilhados.

Um comentário:

MC 4U disse...

Recebi da Hortência um convite para visitar o blog e adorei!
mto bom o layout e trata de assuntos diversos...
parabéns!