Todo mundo sabe que beleza e feiúra são conceitos relativos. Ser belo ou ser feio são coisas que podem variar de lugar para lugar, de contexto para contexto, de cultura para cultura.
"Quem ama o feio, bonito lhe parece", "feiúra não se põe à mesa", "o amor é cego", são ditos populares que focalizam o amor, o mais antigo, conhecido, escrito, falado, recitado e cantado dos sentimentos. É a busca de nossa outra metade.
Um dos mais antigos autores que fala sobre o amor é Aristófanes, que nasceu em Atenas em 457 a.C., e viveu a época de maior grandeza da cultura ateniense, dramaturgo, é considerado o maior representante da comédia antiga. Escreveu mais de 40 peças, das quais apenas 11 são conhecidas. No Brasil, um dos seus mais famosos textos é "Lisístrata, ou a Guerra do Sexo", que retrata as mulheres fazendo greve de sexo para forçar atenienses e espartanos a estabelecer a paz.
No rastro da sexualidade caminha o amor ou, no rastro do amor caminha a sexualidade. Em seus textos Aristófanes nos conta que nossa antiga natureza não era tal como a conhecemos hoje e sim diversa. Os seres humanos encontravam-se divididos em três gêneros e não apenas dois - macho e fêmea - como agora. Havia um terceiro gênero que possuía ambas características, e que era dotado de uma terrível força e resistência e, além disso, de uma imensa ambição; tanto que começaram a conspirar contra os deuses.
No rastro da sexualidade caminha o amor ou, no rastro do amor caminha a sexualidade. Em seus textos Aristófanes nos conta que nossa antiga natureza não era tal como a conhecemos hoje e sim diversa. Os seres humanos encontravam-se divididos em três gêneros e não apenas dois - macho e fêmea - como agora. Havia um terceiro gênero que possuía ambas características, e que era dotado de uma terrível força e resistência e, além disso, de uma imensa ambição; tanto que começaram a conspirar contra os deuses.
Zeus e as demais divindades viram-se então tendo que tomar providências para sanar tal insubordinação; tinham a alternativa de extinguir a espécie com um raio, como haviam feito com os gigantes, porém perderiam também as homenagens e os sacrifícios que lhes advinham dos humanos. Pôr um outro lado permitir tal insolência pôr mais tempo era impensável.
Resolveu-se então parti-los ao meio, desse modo não só se enfraqueceriam como também aumentariam de número. Assim foi que até hoje, divididos como estamos, que cada um infatigavelmente procura a sua outra metade.
A partir do século XX, com o advento da informação, popularizaram-se grandes personagens da literatura que simbolizam o amor, entre eles os retratados por Willian Shakespeare, (1564-1616), poeta e autor teatral inglês, considerado um dos melhores dramaturgos da literatura universal. Além de dramaturgo foi ator de teatro e suas primeiras obras — dois poemas eróticos segundo a moda da época, "Venus and Adonis" (1593) e "Lucrece" (1594), e seus sonetos — lhe valeram a reputação de brilhante poeta renascentista. Mas suas mais famosas obras relatam o amor tragédia entre amantes, tais como "Romeu e Julieta", "Otelo", "Cleópatra e Marco Antonio".
Mais recentes a Shakspeare vêm os personagens das obras clássicas da literatura infantil, "A Bela e a Fera" (de Van Gool), e o romance entre o monstro "Shrek" o ogro que virou príncipe e a princesa Fiona (deWilliam Steig) , passando pelo grotesco "O Concunda de Notre Damme" (de Victor Hugo, publicado em 1831).
Na nossa literatura poética brasileira, temos Vinicius de Moraes que dizia que “as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental”... frase polêmica, mas acredito que essa beleza a que ele se refere é encanto, carisma, aquele “quê” a mais que muda tudo, inclusive para ele, porque nem todas as mulheres do Vinícius eram bonitas. O mais atual de nossos compositores e poetas, Chico Buarque de Holanda, faz sua exaltação ao amor cego, o encontro da nossa outra "metade, na letrada música "Tanto Amar", imortalizada na voz de Ney Mato Grosso:
Amo tanto e de tanto amar
Acho que ela é bonita
Tem um olho sempre a boiar
E outro que agita
Tem um olho que não está
Meus olhares evita
E outro olho a me arregalar
Sua pepita
A metade do seu olhar
Está chamando pra luta, aflita
E metade quer madrugar
Na bodeguita
Se seus olhos eu for cantar
Um seu olho me atura
E outro olho vai desmanchar
Toda a pintura
Ela pode rodopiar
E mudar de figura
A paloma do seu mirar
Virar miúra
É na soma do seu olhar
Que eu vou me conhecer inteiro
Se nasci pra enfrentar o mar
Ou faroleiro
Amo tanto e de tanto amar
Acho que ela acredita
Tem um olho a pestanejar
E outro me fita
Suas pernas vão me enroscar
Num balé esquisito
Seus dois olhos vão se encontrar
No infinito
Amo tanto e de tanto amar
Em Manágua temos um chico
Já pensamos em nos casar
Em Porto Rico
Imagem: "Os Amantes", tela surrealista de Rene Magritte, ( nasceu em 1898 e morreu em 1967)
Nenhum comentário:
Postar um comentário